segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Stêncil e suas mil e uma utilidades - Dicas legais # 12

Olá!!!

Conforme eu havia prometido, hoje eu trouxe as mil e uma utilidades do stêncil: material barato e versátil!

Quando você adquirir um estêncil, saiba que ele poderá ser utilizado com tinta acrílica, com massa para modelagem, com chalck ou sombra de olho, em relevo seco e até em relevo quente! Além, é claro, de poder servir de gabarito para você desenhar e recortar imagens mais simples. E então? Vamos ver como faz?

Tinta Acrílica
Vejam essa obra de arte da Solange Barreto! Aqui, ela dá as dicas para um resultado perfeito no uso da tinta acrílica sobre o estêncil. [depois aproveitem para apreciar os trabalhos delicados e inspiradores que ela faz! É muito talento e sensibilidade, gente!]

Esse PAP ensina a usar o estêncil com tinta acrílica e EPAC (espessante de tinta) para obter um trabalho em relevo.Fica lindo e bem parecido com o resultado feito com massa para modelagem.


Você também pode aplicar tinta spray sobre o stêncil, obtendo uma espécie de "sombreado" bem original, como A Rê Pacheco mostra neste tutorial sobre estênceis e máscaras.

Massa para Modelagem ou Texturas diversas (como as da True Colors, por exemplo)

Nesta postagem, a Renata Pacheco, do Scrap Sins, ensina a fazer ATCs usando textura acrílica engrossada com Gel Medium sobre estêncil tipo máscara (aqueles que vêm com o desenho positivo e não o seu contorno e que, normalmente são várias imagens grudadinhas.). Ela ainda usou uma faquinha de plástico no lugar de espátula para aplicar a textura. Achei que ficou sensacional!

Aqui, a Aline Fonseca está utilizando massa para modelagem em um de seus maravilhosos PAPs. [Não deixem de conferir a infinidade de dicas maravilhosas que ela tem em seu bloguinho para vocês aplicarem em seus Layouts! Texturas e "sprayzada da alegria" é com ela mesma! Rsrs! ]

Relevo Seco
Neste post, eu falei detalhadamente sobre essa técnica feita também com estêncil.

Para as outras alternativas de uso desse material, nesta postagem do Scrapbooking Brasil, vocês vão encontrar uma porção de perguntas e respostas sobre as dúvidas mais frequentes quanto ao uso do estêncil e dicas de aplicações.

Qualquer dúvida, é só perguntar! E quem tiver uma dica ou um PAP sobre esse material e quiser divulgar aqui, é só dizer que eu faço o link! Ok?

Espero que tenham gostado e que tenham se animado para incluir esse material nos trabalhinhos de vocês! E, caso se empolguem, e comprem muuuuiiiiitos stênceis, aqui eu dou uma diquinha de como guardá-los bem organizadinhos! Rs!

Beijinhos e até a próxima!

3 comentários:

Solange Barreto disse...

Ô minha linda !!! obrigada pelo carinho.
Amo suas dicas, aprendo demais com elas e aos poucos minhas coisinhas estão ficando organizadas.
Um xero, fique com DEUS.

Aline Fonseca disse...

OBaaaaaaaaa, que legal! OI eu ali!!! Hhihihhi Adorei, Mar! E sim, amo um stencil, mas quando é com tinta ainda me enrolo toda e borroco tudo, por naõ ter fixador. Mas é aquilo: arranjo um jeito para tudo! Com as texturas não! Show de bola! Adorei a dica!
Aaaaaah, quero pedir o contrário agora! Dicas de máscaras? Cata??? rsrsrsrsrs Abusada eu!
Ai, ai, ai... e tem que ver os lançamentos...postinhos e candelabros de chip, fui à loucura total! rsrsrsrsrsrs

Beijosssssssssssssssss

Five Bees disse...

Oi Marcela
Obrigada por participar de nossa troquinha
As duplas da Troquinha serão sorteadas no dia 19 e então você vai combinar com sua parceira quando enviar os mimos ta bom
Beijo das Bees

Related Posts with Thumbnails